Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Descubra a importância da tecnologia assistiva

Postado em 30/08/2019



Tecnologia assistiva é um termo usado para identificar todos os serviços e recursos que otimizam as habilidades de pessoas com deficiência. Dessa forma, ela contribui para que o indivíduo possa ter uma vida com independência e uma maior inclusão social.

 

Essas tecnologias são classificas em: recursos e serviços. Os recursos são equipamentos, sistemas ou produtos fabricados para melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Já os serviços são aqueles que auxiliam as pessoas com deficiência a comprar, usar ou selecionar os recursos.

 

Os recursos podem variar entre uma bengala simples e um sistema computadorizado complexo. Ou seja, são todos os equipamentos que podem auxiliar no cotidiano da pessoa com deficiência, proporcionando-lhe mais independência.

 

Brinquedos, roupas adaptadas, softwares, computadores, dispositivos para adequação de postura e equipamentos de comunicação alternativa, são apenas alguns exemplos do que pode ser um recurso.

 

Os serviços são prestados profissionalmente à pessoa com deficiência com o objetivo auxiliar na escolha de instrumentos provenientes das tecnologias. Esse trabalho envolve profissionais de diversas áreas, como: psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação, medicina e, até mesmo, arquitetura.

 

Algumas ferramentas assistivas que facilitam tarefas do cotidiano do portador de deficiência

 

 

1. Telefones para surdos:

O telefone para pessoas com surdez é um sistema de comunicação telefônica que possibilita ao usuário a digitação da mensagem em um teclado e a visualização das mensagens enviadas e recebidas. Por meio desse sistema, é possível comunicar-se em tempo real com outro telefone para surdos ou com ligações diretas para qualquer telefone celular ou fixo. Isso com o auxílio da Central de Intermediação Surdo Ouvinte.

 

2. Voice Stick:

Com a aparência de uma caneta, esse aparelho é um scanner que reconhece todas as palavras escritas e as transforma em sons. Esse dispositivo auxilia pessoas com deficiência visual na leitura dos textos.

 

3. Ampliador de textos:

Como o nome já diz, o ampliador aumenta textos em até 14 vezes e ajuda pessoas com visão reduzida. Foi projetado para ser portátil.

 

4. Navegador em Braille:

O navegador voltado para pessoas com deficiência visual é totalmente pensado e feito em Braille. Nele, é possível navegar na internet, uma vez que suas configurações são controladas a partir de um software. A localização dos teclados e os desenhos das células Braille facilitam a navegação.

 

O ASSIM SAÚDE apoia e incentiva técnicas e tratamentos que dão mais qualidade de vida ao portador de deficiência.